Avaliação

Monitorização e Avaliação

Áreas de Especialização

Junte-se à nossa rede profissional:

Monitorização e Avaliação

As actividades de monitorização e avaliação empreendidas pela ecosphere fornecem informações baseadas em evidências que são credíveis, confiáveis e úteis e, para além disso, são disponibilizadas e debatidas de modo a facilitar a integração oportuna das constatações, recomendações e lições aprendidas nos processos de tomada de decisão.

A boa governação, a transparência e a eficácia de políticas e estratégias estão intimamente relacionadas com monitorização e avaliação (M&A). As decisões tomadas com base em informação e experiência e na potencial sustentabilidade de alternativas são em geral mais eficazes e de maior impacto. A M&A apoia a aprendizagem, a melhoria continua, a responsabilização e fornece informações factuais sobre resultados e práticas que alimentam os processos de tomada de decisão programática e estratégica.

Mesmo as decisões tomadas com base em informação podem por vezes não resultar como se pretende, pelo que a monitorização frequente é importante. Por seu turno a avaliação ocorre em momentos específicos. A avaliação prospectiva, ex ante, ocorre na preparação de acções (politicas, estratégias, programas e projectos), a avaliação de meio termo ocorre a meio da implementação e permite reajustar a acção e, a avaliação final ocorre no termino da acção. As avaliações impacto de políticas, fundos, programas, etc, fornecem informações mais transversais sobre os efeitos das acções empreendidas nos indicadores de contexto, o que permite delinear novas acções.

Os serviços da ecosphere em matéria de monitorização e avaliação, incluem

  • Desenvolvimento de metodologias e processos de monitorização e avaliação;
  • Identificação e processamento de indicadores de desenvolvimento sustentável e desempenho ambiental.
  • Desenvolvimento e implementação de estratégias e planos de monitorização;
  • Avaliações prospectivas, intermédias e finais de politicas, fundos, estratégias, planos, programas e projectos;
  • Avaliação de impacto de políticas, fundos e programas;
  • Avaliação de desempenho de governos e políticas;
  • Capacitação e desenvolvimento de competências em matéria de M&A.